Tuesday, August 13, 2013

Chrysomya putoria



         Chrysomya Putoria (Wiedemann, 1818) (Insecta:Diptera: Calliphoridae)  é uma espécie de mosca
varejeira originária da África, Mediterrâneo e Oriente Médio (Gagné, 1981), foram introduzidas no Brasil na década de 1970 quando, nos anos de 1975 e 1976, embarcações que transportavam refugiados de Angola e de Moçambique, animais domésticos e diferentes tipos de alimentos, aportaram nas costas do Sudeste do Brasil. A partir daí, disseminaram-se por diferentes regiões do país (Guimarães et al., 1979), encontrando-se, atualmente, em diversos biótopos: rural, urbano e florestal, prevalecendo sobre as outras espécies de califorídeos em algumas regiões (Guimarães et al., 1978; Souza & Linhares 1997; Carraro & Milward-De-Azevedo, 1999; Marinho et al., 2006).

         Devido ao seu apurado olfato, dípteros da família Calliphoridae  são atraídos por matéria orgânica em decomposição, sendo encontrados em lixões, cadáveres, lixos hospitalares, entre outros ambientes; utilizam-se desses substratos como meio proteico ou para oviposição, por isso, transportam vários microrganismos através de suas patas, atuando, desta forma, como vetores mecânicos de agentes patogênicos, entre eles: enterovírus, bactérias entéricas, esporos de fungos, cistos de protozoários de ovos e larvas de helmintos (Greenberg 1973; Furlanetto et al., 1984;  Campos & Hársi 1984; Queiroz et al., 1999).

      Sabe-se que a mosca varejeira tem um papel fundamental na natureza, sendo decompositora de matéria orgânica, alimentando-se de resíduos e/ou carcaças em estado de putrefação. Algumas espécies, alimentam-se somente de carne em estado de putrefatação e por terem hábito alimentar necrófago, convivem com numerosas bactérias, deste modo, acredita-se que desenvolveram a capacidade de controlá-las. Essa característica específica,vem sendo aproveitada de forma benéfica por diversos cientistas ao redor do mundo e é conhecida como Bioterapia.



Fonte: Dissertação de Mestrado: Comportamento Biológico de Chrysomya megacephala (Fabricius, 1794), C. putoria (Wiedemann, 1818) e C. albiceps (Wiedemann, 1819)(Insecta:Diptera: Calliphoridae) para utilização em Bioterapia no Brasil - LED - Unirio - PPBIO